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Carrinhos Abandonados: A importância de entender sobre os eles no seu e-commerce!

Se você possui um e-commerce, certamente já deve ter passado pela experiência de ver um cliente adicionar um produto ao carrinho de compras e, em seguida, abandoná-lo sem finalizar a compra. Esse é um problema comum em lojas virtuais e é conhecido como “carrinho abandonado”.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2022, 85% dos consumidores confessaram ter o hábito de abandonar o carrinho em suas compras. Essa é uma porcentagem alarmante, que pode representar uma grande perda de oportunidades de vendas.

Principais Motivos de Abandono dos Carrinhos

A pesquisa realizada pela SaleCycle em 30/01/23 revelou que os principais motivos de abandono de carrinhos são: falta de valor agregado na pesquisa de compra (60%), valores altos do produto ou frete (37%) e problemas técnicos ou de pagamento (29%).

Como Resolver o Problema de Carrinhos Abandonados?

É importante entender que a jornada de compra é um processo de convencimento e que é necessário convencer o cliente a finalizar a compra. Não existe uma fórmula mágica para resolver o problema de carrinhos abandonados, mas existem algumas estratégias que podem ajudar:

Mostre o valor agregado do seu produto

Como já mencionado, 60% dos consumidores abandonam o carrinho de compras por não enxergarem valor agregado na pesquisa para comprar. Para resolver esse problema, é importante fazer com que o cliente queira navegar pela próxima seção do seu site e introduzir todas as reais qualidades do seu produto. Mostre que você é único e traz uma experiência diferente para ele.

Ofereça Kits e Promoções

Muitos consumidores abandonam o carrinho por considerarem os valores do produto ou do frete muito altos. Uma estratégia eficiente para resolver esse problema é oferecer kits promocionais que incentivem a compra, além de deixar evidente que nessa proporção, o valor do frete é irrisório.

Invista em Sistemas Robustos

Problemas técnicos e de pagamento representam 29% dos motivos de abandono de carrinhos. Para evitar esses problemas, é necessário investir em sistemas robustos, boas hospedagens e testes de qualidade. Além disso, é importante escolher um meio de pagamento confiável que não traga prejuízos ao seu negócio.

Como Recuperar os Carrinhos Abandonados?

Mas se o lead se foi, você perdeu a venda? Não necessariamente. Existem técnicas que podem fazer o cliente retornar e finalizar a compra:

Remarketing

O remarketing é uma das estratégias mais poderosas para recuperar carrinhos abandonados. Através do tráfego pago, é possível captar o cliente que não finalizou a compra e incentivá-lo com cupons ou outras promoções para que ele volte e finalize a compra. Seguindo campanhas realizadas por nós da OxBrand, a média de recuperação através do remarketing é de até 75% dos leads.

E-mail Marketing

O e-mail marketing também é uma ferramenta eficiente para recuperar carrinhos abandonados. Com técnicas automatizadas, é possível convencer o cliente a finalizar a compra, oferecendo promoções ou simplesmente lembrando-o dos produtos, que foram deixados no carrinho. Seguindo porcentagens aplicadas por nós da OxBrand, é possível recuperar cerca de 28% dos clientes que desistiram da compra pelo checkout mais complicado ou por cupons que não funcionaram.

Atendimento

Um atendimento de qualidade pode fazer toda a diferença na hora de recuperar carrinhos abandonados. Imagine enviar uma mensagem no WhatsApp que resolva objeções possíveis que o cliente poderia ter com o seu produto, mesmo após ter abandonado o carrinho? Isso pode fazer com que o cliente se sinta único e valorizado, aumentando as chances de finalizar a compra. É assim que mais de 60% dos consumidores se sentem.

Mas para isso, seu time comercial precisar estar alinhado e treinado, quem sabe por nós da OxBrand.

O problema de carrinhos abandonados pode representar uma grande perda de oportunidades de vendas para o seu e-commerce. É importante entender as principais razões pelas quais os clientes abandonam seus carrinhos e buscar soluções para evitar esse problema.

Além disso, é importante implementar estratégias para recuperar os carrinhos abandonados, alinhados a estratégia de marketing digital eficaz. Com essas técnicas, é possível aumentar as chances de conversão e garantir que mais clientes finalizem compras no seu e-commerce.

Se você precisa de ajuda para implementar esses processos em seu negócio, conte com um time de especialistas disponíveis para você. Com as estratégias certas, é possível aumentar as vendas e garantir o sucesso do seu e-commerce.

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